O início

Nosso quintal no começo. Se vê as bananeiras ao fundo e um circulo de bananeiras perto do centro. Esses dois grupos de bananeiras vão receber a agua cinza da casa.

 

Olá visitantes,

Esse é o primeiro post do Blog.  Talvez eu deva contar um pouco de como tudo começou.

Minha companheira e eu viemos morar em uma casa em Lima Duarte, interior de Minas Gerais.  Como gostamos muito de Permacultura, ou seja, cultivar nosso alimento, economizar energia, reciclar os resíduos e a água, entre outras coisas, resolvemos por isso tudo em prática aqui, na cidade.

Como não sou muito bom para escrever textos, pretendo escrever apenas o necessário e ilustrar os posts com fotos que mostrem os processos de transformar a casa em um organismo vivo.

Todo organismo vivo precisa de algo que o impulsione, uma bomba, um coração, para que funcione.  Nossa idéia é que nosso dia-a-dia na casa sirva como esse coração, bombeando agua e resíduos de volta para os sistemas que usamos para a produção de alimentos e que por sua vez voltam para nós, e de nós para a terra, fechando o ciclo.

Fechando esse e outros ciclos pretendemos fazer da nossa casa um sistema vivo.  Claro que essa busca não termina nunca, mas tudo bem, porque a graça mesmo está no meio, no processo, e não no fim.

Bom proveito, espero que gostem do blog.  Abraços!

imagem-síntese dos principios e dimensões da Cultura Permanente - ou Permacultura. Um sistema planejado sobre esses princípios invariavelmente evoluirá rumo à Abundância.

 


Foram apenas seis meses morando nessa casa.  Nesse pouco tempo trabalhamos bastante na casa e foi possível colher muito brócoli, beterraba, rucula, espinafre, banana, repolho, taioba, milho…  Mas depois tivemos que sair pois os donos queriam voltar a morar lá.

Fica uma foto mostrando um pouco de mudança.  Atualmente o quintal tem um grande buraco que vai receber uma piscina.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 755 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: