Nossa composteira

Espaço onde fazemos nossa compostagem pronto para recomeçar

Composto gerado depois de 3 meses vivendo na casa. Agora vai descansar cerca de um mês e depois será usado como adubo nos nossos plantios

Fazer uma composteira é uma das coisas mais simples e necessárias que podemos fazer.  Basta deixar os restos de comida misturados com palha na forma de uma lasanha.  Dessa forma misturamos o Carbono com o Nitrogênio.  Como um professor falou uma vez, Carbono é tudo que queima, e Nitrogênio é tudo que fede.  Mas misturando bem os dois não queima nem fede.  Basta estar sempre cobrindo com palha.

De qualquer forma vou colar um texto aqui que eu achei muito bom de um especialista em agroecossistemas, aí vai:

Compostagem já!

Bom dia!

Apresentamos a metodologia que praticamos em casa, semelhante a existente do Campus da UFSC (experiência aprovada e comprovada cientificamente) além da experiência da entrega voluntária de matéria orgânica no Parque Municipal do Córrego Grande aqui em Florlis… Na internet existe muita informação sobre isso, depois é só colocar em prática… COMPOSTAGEM JÁ!

COMPOSTAGEM CASEIRA TERMOFÍLICA EM LEIRA ESTÁVEL:

-Em 1 metro quadrado coloque cerca de 30 cm de palha bem seca com alguns
galhos secos para dar sustentação, em cima coloque a matéria orgânica
produzida, imediatamente coloque uma outra camada de palha com cerca de
15cm, em cima coloque outra camada de orgânico e cubra novamente com palha, assim sucessivamente, como um sanduíche ou uma torta, até atingir 1 metro a 1 metro e 20cm de altura, sendo que no final, a última camada deve ser com bastante palha por cima de toda a pilha que deverá possuir no mínimo 1 metro cúbico…

Aí deverá ser iniciado outro metro quadrado, ao lado ou em outro local, assim sucessivamente, DE ACORDO COM A PRODUÇÃO DE ORGÂNICO DA CASA, ou da comunidade, após 3 a 4 meses de compostagem no verão ou 5 a 6 meses de compostagem no inverno, é possível obter um excelente adubo orgânico, o qual poderá ser destinado para hortas, pomares, vasos, doado para vizinhos, e para quem levar a fundo o processo e tiver espaço,
até comercializar o composto!

Para acelerar o processo pode ser acrescentado bosta de gado ou outro excremento de aves ou equínos, se o tempo tiver seco é necessário regar a composteira.

A composteira, após atingir 1 metro cúbico deverá estar com a temperatura em
torno de 50 a 60 graus ou mais no seu interior, se não tiver é porque está
faltando nitrogênio (N), que significa colocar mais matéria orgânica, por isso que é chamada de compostagem termofílica, ou seja, compostagem com elevação de temperatura por ação de bactérias do grupo das Streptomyces (filamentosas).

A proliferação das bactérias Streptomyces, as quais não representam perigo à saúde pública, acarreta na eliminação de organismos nocivos à saúde pública!

(um exemplo prático: A bactéria E. coli, presente aos bilhões em cada defecada nossa, o conhecido coliforme fecal é eliminado a 60 graus por uma hora de aquecimento, assim como vermes e outros patógenos)

Caso a composteira começar a exalar cheiro de fermentação é porque tem nitrogênio demais, isso significa que é necessário colocar mais carbono (C), ou seja mais palha!

Cabe lembrar que a compostagem deve procurar um balanço de 30 partes de carbono para uma parte de nitrogênio, ou seja 30C:1N. claro que este balanço é o buscado e que pode levar alguns meses para alcançar o balanço ideal… O importante é começar, experimentar e co-criar!

Vamos agir, a compostagem é segura e saudável pra todo o mundo!

Sugestão para motivar os indecisos:

O processo de compostagem bem manejado é saudável, sem cheiro e sem vetores de patógenos.

Para quem ainda não experimentou esta prática ecológica milenar (origem indiana), pode começar imediatamente, pois é simples, fácil e sem custos, além de que o resíduo orgânico é produzido diariamente e NÃO É LIXO!

Faça a sua! Até em apartamento é possível! É só manejar com carinho e cuidado como
se fosse um animal de estimação… Aliás na composteira vivem centenas de animais e milhões de bactérias e fungos de estimação!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 755 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: