Colheita e Festa da Juçara 2010

1a Festa da Juçara de Minas Gerais

Quando conheci Monte Verde pela primeira vez fiquei impressionado com a beleza das cachoeiras e também com o impacto que séculos de monocultura de gado causaram na região.  Diversas voçorocas, pastagens e queimadas ainda são vistas na região, ajudando a disseminar a miséria na nossa terra. Aconteceu então que, passeando pela região da Vila de Monte Verde, em Lima Duarte – MG me dei conta que havia bastante palmeira Juçara por lá.  Depois de um pouco de pesquisa junto a amigos moradores da região descobri alguns agricultores que possuiam muuuito “palmito” em suas terras.  Daí foi só convidar os colegas juçareiros de Minas, Rio e São Paulo e fizemos nossa primeira colheita, gerando as maiores sementes de Juçara já vistas por todos os integrantes da Rede Juçara.  Agora é hora de plantar as sementes e celebrar a safra.  Como a Juçara é uma fruta ainda desconhecida de muita gente resolvemos fazer essa festa para sensibilizar a comunidade e incentivá-los a reflorestar de forma produtiva os leitos de rios e antigas pastagens da região.

Aqui estão algumas fotos da nossa colheita de 2010.  Nem todas são aqui de Lima Duarte, tem também fotos na Serrinha do Alambari – RJ e do plantio Agroflorestal em Sapucaia – RJ.

Subindo na Palmeira

Retirando os presentes

 

Nossa área de coleta e o resultado de um dia. À esquerda Vinícius, biólogo e juçareiro, à direita eu e à frente el Jefe Hermeto.

Plantio da Juçara junto com outras espécies em Sistema Agroflorestal. Imitando a natureza, com diversidade de espécies e sucessão natural, o que traz segurança alimentar e geração de renda ao produtor

Anúncios

3 Comentários (+adicionar seu?)

  1. marcos antonio da silva
    out 08, 2011 @ 00:57:05

    Belo trabalho! Gostaria de saber se Juçara é o mesmo que açai?

    Responder

    • Morada viva
      out 08, 2011 @ 10:22:06

      Olá Marcos,
      A Juçara é “prima” do açaí, quer dizer, são do mesmo genero Euterpe. O nome cientifico do açaí é Euterpe oleracea, e a juçara é Euterpe edulis. Tem algumas diferenças, por exemplo, o açaí perfilha, quer dizer, forma uma touceira, e a juçara tem um só caule.
      Tem algumas diferenças no valor nutricional também, futuramente vou preparar um post mostrando algumas dessas diferenças. Grande abraço.

      Responder

  2. marcos antonio da silva
    dez 04, 2011 @ 02:27:52

    Obrigado pela resposta. Entendi muito bem a explicação. Vou passar este conhecimento para outros. Gosto muito de observar a natureza(árvores, aves, frutas, insetos), pois ela nos ensinam muitas coisas e apontam para a existência de um Projetista, um criador muito inteligente. Tenham uma boa noite! Sucesso, felicidades!…

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 755 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: