Bioconstrução no arraial de São Sebastião do Monte Verde, Lima Duarte – MG

Olá amigos!

Seguimos com nossa reforma, a obra tá começando a ficar com cara de casa.  No fim de semana do início da primavera rolou o primeiro mutirão pra fazer a parede sul da casa.  Gratidão amigos.

Infelizmente tava sem camera nesses dias, mas alguns amigos tiraram as fotos e cederam para postar no Blog.  Ficam os créditos ao Rafael Ferreira e ao Marden Veiga, obrigado gente!

Parede a ser barreada: Bambus (dendrocalamus e vulgaris) trançados e vidros de carro reciclados. A turma do Mutirão na pausa pra foto, café e prosa.

 

Fixando as garrafas com arame farpado. Essas garrafas servirão para a iluminação natural deste quarto. Depois cobriremos os espaços entre as garrafas com massa de Cob.

Cobbing. A massa do cob é como a do pau a pique porém com mais palha.

A parede pronta. Agora é esperar que ela seca, trinca e depois a gente passa camadas de reboco até que pare de trincar.

Anúncios

8 Comentários (+adicionar seu?)

  1. iara rodrigues da cunha
    out 03, 2011 @ 18:51:32

    Gente, adorei a postagem…vcs estão progredindo na construção.Muito legal o trabalho de equipe… o que mais gostei foi a harmonia que pude observar nos amigos. Todo mundo com cara de feliz…de gente boa…pra frente…com brilho nos olhos!! Gostei e muiiito!!!!
    Parabéns!!!

    Responder

    • Morada viva
      out 04, 2011 @ 11:06:35

      Valeu Iara! Pois é, esse mutirão foi muito bom e tudo fluiu com muita harmonia. Conseguir terminar uma parede em um dia não é facil não, mas conseguimos. Nossa construção continua, logo posto mais fotos. Oxalá ainda em outubro terminaremos o telhado verde. Seguimos em contato!

      Responder

  2. marcos antonio da silva
    nov 01, 2011 @ 00:07:11

    Acho legal este trabalho de vocês. Eu também trabalho como voluntário em algumas obras de construções de Salões do Reino das Testemunhas de Jeová e nessas construções vemos muita alegria e determinação das pessoas que dão de seu tempo e energia em prol de para uma terra melhor. Fico imaginando como será bom viver numa terra restaurada, livre da poluição, da ganãncia, das desigualdades, da violência. Teremos pela frente muito trabalho satisfatório para restaurar ” nossa casa”… “Hão de construir casa e as ocuparão…(Isaías 65:21)

    Responder

  3. Morada viva
    nov 01, 2011 @ 12:34:29

    Olá Marcos Antônio,
    gosto muito de Isaías, por causa de trechos como esse:
    “Quem fizer casas, nelas vai morar, quem plantar vinhedos, dos seus frutos vai comer. Ninguém construirá para outro morar, ninguém plantará para outro comer. A vida do meu povo será longa como a das árvores, meus escolhidos vão gozar do fruto do seu trabalho.”
    Acho que trechos como esse estimulam as pessoas a construir e produzir seu alimento de forma comunitária, coletiva, através da cooperação.
    Aqui em Lima Duarte as Testemunhas de Jeová construiram uma igreja em mutirão, achei sensacional mulheres e homens trabalhando juntos! Fico imaginando um dia que esses mutirões construam habitações que envolvam a bioconstrução, e sejam exemplos de planejamento ecológico, ou plantações comunitárias agroflorestais, que tenham vida longa como as árvores. Ou seja, uma busca por uma conexão com nossa mãe Terra e consequentemente, com o Divino.
    Grande abraço e obrigado por comentar no blog!
    Diogo

    Responder

  4. marcos antonio da silva
    dez 04, 2011 @ 02:15:36

    Não fique só imaginando, não! Pode ter certeza que esse dia chegará. acredito muito na Bíblia e ela diz que após o Armagedom teremos muito trabalho de restauração de “Nossa casa”(gostei da expressão). Fiquei feliz de saber que você gosta do Livro de Isaías e no capítulo 45:18 diz que Deus criou a terra para ser habitada e não destruída e com certeza na “Nova terra” teremos muito trabalho comunitário. Quem sabe, nós estaremos juntos neste projeto? – Sou casado, pai de 02 filhos e todos somos Testemunhas de Jeová, interessados em viver numa terra livre de poluição, injustiças, livre da fome, livre de alimentos contaminados que detonam a nossa saúde… Desejo felicidades e sucesso no seu projeto! Que Jeová os abençoe!

    Responder

  5. ttheya
    ago 28, 2012 @ 14:04:54

    Achei um abuso isso tudo pois os salões das testemunhas de jeová não são assim , pelo contrário é tudo muito bem planejado pelo nosso Deus.

    Responder

  6. soartbauru
    jun 25, 2013 @ 17:08:37

    muito linda sua casa parabens,se passar por Bauru SP visita nós..um abraço

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 758 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: