Projeto Nossa Horta – APAE de Lima Duarte, MG

Olá amigos,

Faço um trabalho voluntário junto à APAE daqui de Lima Duarte. Estamos começando uma horta num terreno abandonado de um bairro daqui.  A questão do uso da natureza para Inclusão Social foi o tema da minha tese de Mestrado, na Universidade de Leuven, Bélgica.  Lá existe um programa do governo que estimula os agricultores familiares a receberem pessoas com deficiencia para ajudar nas tarefas das fazendas.  Tem também outros projetos sociais desse tipo, que reunem diversas pessoas em situação de vulnerabilidade social, como ex-presidiários, desempregados, imigrantes, deficientes e idosos.  Fiquei impressionado com a simplicidade e o baixo custo desses projetos em relação aos diversos beneficios que eles proporcionam para as comunidades e individuos envolvidos.

De forma similiar, começamos o projeto com as crianças da APAE em Abril de 2011.  colhemos mutas hortaliças e agora começam as chuvas da primavera e é hora de plantar uma agrofloresta.  E lá vamos nós!

Estamos encaminhando nosso projeto para uma plataforma de crowdfunding (financiamento colaborativo via internet).  Funciona assim, qualquer pessoa pode fazer uma doação para ajudar nosso projeto.  Se o projeto conseguir arrecadar a quantia necessária o projeto acontece, se não consegue então o dinheiro volta automáticamente para a conta de quem fez a doação.  Já ajudei um projeto de horta comunitária nos EUA e um de artistas de rua aqui no Brasil.  Realmente, parece muito mais simples do que escrever para editais publicos que não se dão ao trabalho nem de dizer porque seu projeto não foi aceito….

Bom, confiando nos poderes da internet, posto aqui o video que preparamos para buscar o financiamento.  O site que serve de plataforma para os projetos é http://www.catarse.me .  Fiquem à vontade para visitar e conhecer mais sobre essa nova forma de financiamento que está fazendo muitos sonhos tornarem-se realidade.

Grande abraço a todos!

PS: Estou aguardando uma resposta do site catarse, e assim que o projeto for aceito eu preparo um post com o video e mais informações, obrigado

Anúncios

6 Comentários (+adicionar seu?)

  1. iara rodrigues da cunha
    out 04, 2011 @ 14:23:17

    Gente…o trabalho de vcs é maravilhoso!! tomei a liberdade de compartilhar na minha página da Comunidade Banco do Planeta.
    http://www.comunidadebancodoplaneta.com.br/video/projeto-nossa-horta
    A propósito, um dia você fez um juramento ,como fisioterapeuta… e está cumprindo direitinho, parabéns!!
    Taí, parte dele pra vc relembrar!!
    “…Que eu seja iluminado,para poder realizar o bem estar físico,mental,espiritual e social dos que me foram confiados.”
    beijão pra vocês

    Responder

    • Morada viva
      out 06, 2011 @ 12:05:00

      Legal Iara, Valeu mesmo pela divulgação! Eu nao comecei a divulgar ainda porque o pessoal do Catarse pediu pra encurtar mais o video… mas logo logo o projeto estará no ar!
      Grande beijo e obrigado por ajudar a nos inserir na blogosfera. Eu sou muito novato nisso ainda…

      Responder

  2. Vera Lucia Moreira Nunes
    jul 08, 2012 @ 11:25:23

    gostei muito de conhecer o projeto . Trabalho com inclusão social . Tomarei as providencias de visitar o projeto em breve. Parabéns Diogo. Tenho certeza que a solidariedade organizada podemos fazer grande mudanças na comunidade. Abraços, Vera Nunes.

    Responder

    • Morada viva
      ago 15, 2012 @ 12:27:24

      Obrigado Vera. Estamos apenas começando a tecer a rede da solidariedade organizada. Você é muito bem vinda para conhecer o projeto, quando quiser, entre em contato! abraços!

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 758 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: