Telhado Verde

No inicio de janeiro de 2012 concluímos o telhado verde.  Tivemos bastante trabalho pra tirar placas de grama de terrenos próximos à casa e levar pra cima do telhado.  Fiquei sabendo que o boldinho, ou boldo do chile é uma ótima opção para telhados verdes também, e talvez mais prático que a grama para plantar lá em cima.

A sequencia de montagem do telhado foi assim: primeiro montamos a estrutura de bambu gigante com os caibros colocados lado a lado e envernizamos tudo com verniz ecológico feito com raspas de colméia, alcool e óleo.  Depois colocamos esteiras de taboa para formar uma superficie macia para receber a lona.  Esticamos a lona de caminhão Trevira (bem resistente, com trama de tecido por dentro) e preenchemos a parte de brita, que permite o escoamento da água mas não do substrato.  O substrato foi feito com duas partes de areia, uma de terra e uma de vermiculita, e foi espalhado por todo o telhado formando uma camada de aproximadamente 3 cm de espessura.  Depois colocamos as placas de grama e fizemos o acabamento das bordas.  Ainda vamos colocar mudas de boldinho nas bordas para dar aquele efeito estético com o boldo caindo por cima das bordas.

Agora é acompanhar e ver como ele se comporta com o passar dos anos.  Também não podemos deixar de agradecer os amigos e voluntários que ajudaram a tornar real essa idéia.  Salve Rafael, Vitor, Vale, Fred, Eré, Emilia, Hermeto e todos que participaram do processo, desde o corte dos bambus até a conclusão do telhado.

Até a próxima!

Colocando as esteiras de taboa sobre os caibros de bambu gigante. colocamos algumas ripas de bambu também para cobrir alguns espaços entre os bambus

Lona posicionada, brita já colocada no final do caimento do telhado e começando a encher o telhado com o substrato.

Começando a colocar a grama.

Haja grama! Com quase 56 metros quadrados de telhado, foram necessárias 4 viagens de fusca cheio de grama pra preencher o telhado. Para o próximo vamos pensar com carinho na opção do boldinho.

Missão concluida!

Anúncios

20 Comentários (+adicionar seu?)

  1. iara rodrigues da cunha
    jan 29, 2012 @ 11:14:34

    Muito legal o trabalho de vocês…com certeza o descanso foi merecido!!Parabéns!

    Responder

  2. marcos Antonio Silva
    jan 31, 2012 @ 01:28:42

    Estou acompanhando via internet o belo trabalho de vocês. Quero ver o desfecho desse trabalho… e quem sabe um dia passarei nesta casa para contemplar esta beleza de projeto e deixar uma mensagem de boas novas do Reino de Deus(JEOVÁ). Felicidades!

    Responder

  3. Flora
    mar 13, 2013 @ 20:52:47

    Amei o trabalho de vocês, eu tenho sonhado com meu telhado de grama…moro em Guaíra Pr é uma região muito quente…vou precisar do apoio de vocês pra convencer meu pai…rsrsrsrs

    Responder

    • Morada viva
      maio 12, 2013 @ 15:27:54

      Não tem erro não, começa com um pequeno. Quando seu pai perceber como fica fresquinho embaixo do telhado ele vai se convencer. E o boldinho é uma planta ótima para telhado. Vai lá, coragem!

      Responder

  4. ariana diniz
    ago 28, 2013 @ 01:10:07

    Olá achei muito legal o telhado que vcs fizeram, mas eu fiquei com uma dúvida, o telhado verde está em cima de alguma laje ou é só telhado mesmo sem laje??

    Responder

  5. ivan
    nov 19, 2014 @ 13:50:00

    show de bola este telhado verde . gostaria de fazer aqui em casa em cima da telha de eternit. gostaria de saber se tem como fazer em cima desse tipo de telha?

    Responder

    • Morada viva
      mar 16, 2015 @ 18:44:06

      Oi Ivan, acho dificil, é possivel que a telha quebre. da pra tentar fazer uma mistura bem leve, com serragem, esterco, terra, areia, alguns usam até isopor… e plante plantas resistentes, como por exemplo o boldinho do chile

      Responder

    • Igor
      jul 15, 2016 @ 01:45:11

      Olá, estou fazendo um telhado verde aqui em casa sobre telhas de fibrocimento onduladas de 6mm. Pintei as telhas com tinta acrílica ou resina a base d’água para impermeabilizar, camada 5cm de argila expandida, camada de manta geotextil (bidim) e 5cm substrato orgânico leve, usei a grama amendoim que é leve e pouca manutenção. Os ondulados (calhas) da telha se encarregam de facilitar a drenagem e a água sai bem limpa para a calha. Ainda estou testando. Abraço

      Responder

      • Morada viva
        ago 06, 2016 @ 11:50:27

        Legal Igor, to com um telhadinho dessas telhas de 6mm aqui, e to querendo fazer isso tbem. parece ser uma opçao boa e barata de telhado verde.

  6. Ana Carolina
    jun 07, 2015 @ 04:35:10

    Ainda estou projetando minha casa, e pesquisando tijolo solo cimento acabei me deparando com esses telhados. Porém esbarramos no alto custo da implementação. Partindo do zero, eu deveria fazer meu telhado de madeira e forrá-lo com bambu? Ou é necessário uma laje? Qualquer dica de material que possibilite que façamos o telhado com mais economia será de grande ajuda. Carolzinhalxq@gmail.com

    Responder

    • Morada viva
      jul 23, 2015 @ 17:26:20

      Oi Carol,
      Acho que o mais prático é fazer o telhado com caibros de madeira a 40cm de distancia, e por cima um assoalho feito com tabuas de madeira. depois por cima da madeira vai a lona e o substrato. Isso para um telhado mais leve, de uso pouco intensivo. se quiser fazer um telhado verde que permita andar em cima, convidar amigos, etc é melhor fazer a laje mesmo. abs!

      Responder

  7. Luis Amaral
    jul 03, 2015 @ 15:57:09

    Salve irmãos!
    Como esta a experiencia com essa lona trevira? Tem segurado bem? Apareceu algum furo, gotera ou sinal de degradação?
    Estamos pesquisando alternativas economicas para impermeabilização de nosso telhado e essa lona talvez seja uma delas.
    Tem mais algum dado para me passar sobre essa lona?
    Gratidão.

    Responder

    • Morada viva
      jul 23, 2015 @ 17:20:05

      Oi Luis,
      A lona esta segurando muito bem e já está com quase 3 anos. quando chove muito aparece uma goteira, mas é dificil identificar o ponto de onde vem. Acho inclusive que a culpa não é da lona, mas minha, pois acho que na hora de colocar o assoalho de taboa posso ter deixado alguma cabeça de prego mais saliente que pode ter feito um furinho, mas é dificil saber com certeza.

      Responder

  8. Edilson
    jan 23, 2016 @ 15:43:43

    Parabéns! Muito bem! Isso é qualidade de vida!

    Responder

  9. Edilson
    jan 23, 2016 @ 15:44:36

    Parabéns equipe! Nota 1000!

    Responder

  10. Flávio Franco
    fev 22, 2016 @ 05:54:14

    Pessoal, ficou fantástico !!!

    Desculpem o excesso de perguntas mas como foi feito o escoamento da água? Vi na foto a brita, mas e os detalhes ? Já pegaram chuva forte e como foi o escoamento ? Esse sistema não precisou de manta bidim né ? A água sai limpa, isto é, dá pra reutilizar / armazenar ?

    Grande abraço a todos e parabéns novamente.

    Responder

    • Morada viva
      maio 12, 2016 @ 22:28:52

      Oi Flávio,
      Tem uma calha que coleta a chuva, mas ainda não conseguimos construir um lugar para armazenar. a água passa pela brita e escoa pela lona até a calha. nao teve bidim. a água sai relativamente limpa.

      valeu, abraços!

      Responder

  11. rafael
    out 05, 2016 @ 00:33:50

    gostei muito desse teto! quero fazer uma pequena moradia de 7x6m qual o vao livre que as vigas de bambu podem ficar pra aguentar o teto verde? pra nao ter que colocar muitas colunas dentro da casa.

    Responder

  12. Léo
    nov 03, 2016 @ 14:03:54

    parabéns !!!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 755 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: