Fevereiro, Março, Abril – Fim do verão, começo do outono…

Fevereiro – março – abril

Olá amig@s,

Foram meses de muito trabalho esses, e pouco tempo para blogagem. Vou tentar detalhar bem todas as atividades de construção que fizemos nesses meses. Temos trabalhado bastante nas agroflorestas também, muito plantio e colheita rolando, depois tenho que fazer alguns posts só para isso. Mas vamos falar de bioconstrução agora.

Passamos bastante tempo fazendo pisos. O primeiro foi com pedaços reciclados de ardósia que havia no terreno e, como nunca tínhamos feito, pedimos ajuda ao pedreiro. Depois pegamos a manha e já estamos mais seguros no uso do cimenticola para assentar cacos de piso e fizemos até um mosaico na entrada.

Nossa futura cozinha, agora com piso de ardósia.

Nossa futura cozinha, agora com piso de ardósia.

Piso de rodelas e nosso mosaico de boas vindas.

Piso de rodelas e nosso mosaico de boas vindas.

Depois começamos a fazer os pisos de rodelas de madeira de um eucalipto que caiu no terreno durante um temporal. Pedimos ao Seu Antônio, nosso amigo da motosserra para cortar em rodelas. Algumas rodelas mais grossas para as paredes (cordwood) e outras mais finas para piso. No piso, primeiro fizemos uma camada de areia, assentamos e nivelamos as rodelas, e depois colocamos um contrapiso, de saibro, terra e cimento (12:1). Depois de seco, preenchemos os espaços entre as rodelas com uma massa de cimento e areia e depois o “liso”, que é pó de cimento jogado por cima da massa úmida e passado com a colher de pedreiro ou desempenadeira de metal. Nosso primeiro liso saiu razoável, e depois já fizemos um segundo que saiu melhor e agora vamos para terceiro. Quanto à questão ecológica do piso, penso que usando rodelas de madeira locais economizamos muito material e transporte, e apesar do uso do cimento penso que conseguimos uma boa diminuição da pegada ecológica do piso.

Colocando a massa de cimento entre as rodelas para depois fazer o "Liso"

Emilia colocando a massa de cimento entre as rodelas para depois fazer o “Liso”

O liso aplicado sobre a massa de cimento ainda úmida. às vezes é preciso espirrar um pouco de água para facilitar pra desempenadeira.

O liso aplicado sobre a massa de cimento ainda húmida. às vezes é preciso espirrar um pouco de água para facilitar o trabalho da desempenadeira.

Acabamento das paredes

Nas paredes fizemos o reboco natural, caprichando no acabamento com uma esponja molhada. Depois caiamos (2 de água+1 cal de pintura+ 0,5 cola branca) para preparar a base da pintura. Para fazer as tintas, usamos uma mistura de 2 de água, 1 de terra, 1 de cal e 1 de cola. Achamos que ficou um tom mais suave com a adição da cal, melhor para interiores. Uma boa lição depois da pintura foi colocar sempre uma proteção (fita crepe) nos vidros e garrafas, para não sujar com o reboco, e as camadas de tinta, porque dá um trabalhão para limpar depois…

Pintura com tinta de terra. Já fizemos o acabamento da lona desse telhado, a propósito...

Pintura com tinta de terra. Já fizemos o acabamento da lona desse telhado, a propósito…

Pintura do interior do mezanino. Novamente, desculpem a foto mal feita, vamos melhorar isso. E já colocamos o forro nesse telhado aí tbem :)

Pintura do interior do mezanino. Novamente, desculpem a foto mal feita, vamos melhorar isso. E já colocamos o forro nesse telhado aí tbem 🙂

Nossa parede Oeste.

Nossa parede Oeste.

Atualmente estamos lixando e tratando as madeiras, preparando o piso do último quarto e juntando os materiais para fazer um aquecedor pra nossa casa, no modelo dos rocket stove termal mass heater, que vai cuidar da nossa calefação e aquecimento de água. Mas isso é assunto para um post futuro, tudo de bom e felicidades para todos.

Emilia trabalhando na lixadeira.

Emilia trabalhando na lixadeira.

Anúncios

4 Comentários (+adicionar seu?)

  1. R
    maio 11, 2013 @ 21:17:44

    tá linda demais!!!! Queridos!

    Responder

  2. Emilia
    maio 24, 2013 @ 12:02:02

    Oi Di, adorei seu post!
    Emilia

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 758 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: