Bioconstruções

Bioconstruções são construções diferentes das de alvenaria, que podemos ver por toda parte atualmente.  Elas são planejadas para interagir com o ambiente em que estão inseridas, geralmente de forma a otimizar os processos geradores de vida nessas interações.  Um exemplo é a reciclagem da água, que pode facilmente ser utilizada na horta, ou coletada a partir da água da chuva. Em relação a luz e radiação solar também existem vários princípios que podem guiar um projeto de casa, para iluminar, aquecer.  Os ventos também podem ser “usados”, etc.

As construções muitas vezes usam elementos da natureza, como o barro, o bambu, e dependendo da região onde se encontram podem variar de tendas indígenas ao pau-a-pique, e até construções com fardos de palha, boas para se isolar do frio.

Enfim, uma excelente fonte de informação sobre bioconstruções, é o livro Manual do arquiteto descalço.  Do holandês Johan van Lengen, dono do Instituto Tibá, no Rio de Janeiro, local onde ele ministra cursos de bioconstrução.

Outro livro disponível na web e que ajuda muito nesse processo de interação indivíduo-ambiente é o livro Introdução à Permacultura, de Bill Mollison, que, porém, está esgotado nas livrarias.

Aqui em casa ainda não fiz muitas bioconstruções, apenas um banheiro seco e um galinheiro, afinal de contas a casa é alugada então tem que pegar leve.  Mas quando eu construir minha casinha, daí sim!

Logo postarei mais fotos. Até!

Casa construída no Instituto de Permacultura da Mata Atlântica, IPEMA: uso de materiais reciclados, bambu-a-pique, superadobe, pedras e telhas de tetrapack.

15 Comentários (+adicionar seu?)

  1. iara
    ago 10, 2011 @ 13:21:28

    Gostei muito do blog de vcs…matérias bem interessantes. só estou triste porque vocês pararam de postar…o que houve? Quem toma iniciativas como vcs, não podem interromper. Continuem postando, por favor.Deixo aqui um convite para que visitem o meu blog http://iaritalittlewings.blogspot.com/
    um abraço.
    Iara

    Responder

  2. fabio bartelega
    abr 17, 2012 @ 20:14:48

    muito bom adorei vcs são a cara do ecoversa aki em guaratinguetá

    Responder

  3. Mirleny Pequeno
    jan 10, 2013 @ 18:57:38

    Caros Srs, boa tarde!

    Sou da Editora Grafset (João Pessoa-PB) e gostaria de saber como devemos proceder para utilizarmos uma imagem extraída do site https://moradaviva.wordpress.com, em um livro de ensino fundamental desta referida editora.

    No aguardo,

    Mirleny

    Responder

  4. Mariantonia Gusmão
    jan 13, 2013 @ 23:04:18

    Olá, estou no aguardo de resposta para temporada de carnaval/2013 (WWOOFER) pelo que vi no site, é o lugar que penso em conhecer e interagir!

    Responder

  5. Elza Ramalho
    set 26, 2013 @ 19:05:20

    Vocês tem a planta baixa dessa casa?
    A reportagem do passo a passo da construção?
    Adoraria acompanhar uma construção.
    Um abraço!

    Responder

    • Morada viva
      out 10, 2013 @ 12:06:39

      Oi Elza, não temos a planta baixa no computador, temos várias fotos de todo o processo, tem um vídeo no blog que vc pode ver o primeiro ano de construção e acho que é isso… Acho que melhor que acompanhar é participar, porque vc não aparece por aqui? estamos perto de Juiz de Fora, MG. Abraços!

      Responder

  6. Denize Sueli de Oliveira
    ago 27, 2014 @ 14:22:36

    gostaria do numero de telefone pois não encontrei por aqui.

    Responder

  7. fabiana
    jan 13, 2016 @ 00:18:29

    Boa noite, poderia me ajudar? preciso de um bioconstrutor para trabalhar na Ilha Grande RJ,saberia me dizer como procurar online? muito grata

    Responder

  8. Vanessa Manna
    set 09, 2016 @ 13:46:31

    Olá, sou pesquisadora iconográfica de livros didáticos e gostaríamos de utilizar a imagem de vocies amassando o barro para barrear a parede, queremos mostrar ao aluno como é feito, mas não encontramos imagem em lugar algum. Podem nos ajudar? Obrigada.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 755 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: